top of page
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Raquel Rato, nasceu na Covilhã, Portugal em 1971. Depois de uma licenciatura em Cinema - Ramo de Realização (onde obteve duas Bolsas de Estudo por Mérito e Prémio por Mérito de melhor finalista do Curso) e outra na área de Animação Sócio-cultural, em 2007 termina um mestrado na Universidade de Salamanca em Audiovisual e Publicidade. Em Dezembro de 2013 obtém o grau de doutora em Cinéma et Audiovisuel pela Universidade de Paris 3 Sorbonne Nouvelle, especializada na direcção de fotografia cinematográfica. Em Paris realizou vários master class na sua área de especialização, nomeadamente: com Céline Bozon, directora de Fotografia; com Éric Gautier, director de fotografia; Michael Ballhaus, director de fotografia; com Renato Berta, director de fotografia, entre outros. É autora do livro: “La Lumière dans le Cinéma: L’œuvre d’Acácio de Almeida comme directeur de la photographie ».
Desde 2015 é membro da Equipa Editorial da Revista Simbiótica (Razão e Sensibilidade. Periódico Académico Internacional em Ciência, Arte e Cultura da Universidade do Espírito Santo, Brasil) como colaboradora do Conselho Consultivo. Participa regularmente em colóquios e conferências nacionais e internacionais. Desde 2014 é investigadora integrada do IHC, Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde exerce a actividade de investigação no domínio da História Oral do cinema português, com trabalhos publicados em revistas cientificas internacionais, na Argentina, Brasil, Colômbia, Italia, Espanha.
Em 2017 é criadora e coordenadora do EI- HOCP (Estúdio de Investigação de História Oral do Cinema Português) inserido no IHC, no grupo de trabalho, Cultura, Identidade e Poder. Sítio do projecto: https://www.palavrasemovimento.com
Actualmente é Coordenadora Ciêntífica do projecto - Palavras em Movimento: Testemunho Vivo do Património Cinematográfico, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, IHC FCSH - NOVA FCT.
 
 
 
 
bottom of page